segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Review - Street Fighter II: Turbo



Fala galera! Hoje farei um review de um dos jogos de luta mais famoso do mundo, Street Fighter II: Turbo, que foi lançado em 1994 para o console Super Nintendo!

História: É uma continuação do Street Fighter original, onde o lutador de Karatê Shotokan, Ryu, continua sua jornada por novas lutas, após derrotar o grande mestre de Muay Thai, Sagat. Ao lado de seu parceiro Ken Masters, enfrentam poderosos oponentes, dentre eles a organização criminosa Shadaloo, comandada por Balrog, Vega, Sagat e o “chefão”, o M. Bison, que cria o segundo torneio de Street Fighter para testar os lutadores de todo canto do mundo.

Gameplay: Os controles do jogo faz um bom uso do controle do SNES, são simples porém ao combinar com as direcionais pode-se dar golpes especiais como o Hadouken e o Shoryuken! E a CAPCOM colocou golpes novos para os personagens, que estão presentes até hoje, como o Kikohken da Chun-li e o teleporte do Dhalsim. O Turbo foi um dos primeiros jogos de luta a introduzir um personagem secreto, o Akuma, que possui os mesmo movimentos de Ryu e Ken. Mas o grande trunfo mesmo foi o aumento de velocidade das lutas, o que deixou o jogo mais tenso e divertido. E você sabia que o combo foi inventado no Street Fighter II? Isso mesmo! Pois nas fases bônus que tinham que destruir carros, o produtor Noritaka Funamizu notou que era possível acertar golpes extras dependendo do timming dos golpes. Como parecia muito difícil usar isso em uma batalha, ele resolveu deixar escondido. E aí que surgiu o combo, que deriva “combination”. Mas infelizmente com o passar do tempo, os combos foram ficando necessários nos jogos de lutas, formando um grande abismo entre os profissionais e os novatos.

Som: Os temas de Street Fighter II Turbo são bem empolgantes e caracterizam o personagem e a fase, além de grudar na sua cabeça e não querer sair mais. É difícil o SNES ter um jogo bom com temas ruins, grandes clássicos como Zelda, Metroid e Mario, só têm temas ótimos!

Gráfico: Desde o primeiro Street Fighter II até o Turbo, os sprites e o background mudaram para melhor, deixando o jogo com um visual mais bonito e agradável de se ver, utilizando o máximo dos “16-bits” do SNES.

Replay: Todo jogo de luta tem um replay bom, mas os Street Fighters se caracterizam pela quantidade de personagem para se jogar e suas diferentes histórias, deixando o jogo menos monótono, diferente do primeiro Street Fighter, que você só podia utilizar o Ryu. Além de que se você vencer todas as lutas sem perder um round, você habilita o Akuma.

Conclusão: Um ótimo jogo para SNES, que todo fã de fighting games deve jogar. De tão bom ele foi imortalizado, pois é jogado até hoje em arcades e adorado pelos fãs. Caso você não jogou, jogue, pois é um dos melhores Street Fighters já lançado!


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